Caminhar na esteira ou na rua? Qual emagrece mais?

Caminhar uma hora na esteira emagrece mais do que caminhar o mesmo tempo na rua? É uma dúvida comum às pessoas que querem maximizar o gasto calórico. Para respondê-la, é preciso diferenciar os estímulos dados nestas duas situações.

Em uma esteira, quem empurra o chão para trás é o motor; na rua, a nossa perna. Isso significa que, na rua, os músculos responsáveis por estender o quadril (movimento que corresponde ao momento em que o pé toca o chão até a sua retirada) serão mais solicitados. Outro fator importante é que, na rua, existem diferenças de inclinação do solo, irregularidades, buracos, raízes, etc.

Nessas situações, a pisada fica diferente de um ciclo de passada para outro, e provoca maior ativação de músculos do tornozelo, joelho, quadril e coluna.

Consequência: aumenta a complexidade do gesto esportivo e, consequentemente, a ativação muscular. Portanto, na rua o esforço muscular é maior. Logo, o consumo de oxigênio em um mesmo ritmo será maior comparado à esteira. Este aumento de consumo de oxigênio indica que está ocorrendo um aumento do gasto calórico.

Em uma mesma velocidade e inclinação, caminhar ou correr na rua emagrece mais do que na esteira. Não se desespere se você só consegue fazer as suas atividades na esteira. Pesquisas mostram que se aumentarmos 1% na inclinação da esteira, o gasto calórico fica muito semelhante ao gasto obtido na rua. Repense seus treinos na esteira e tente usar mais os parques e ruas de sua cidade.

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

ZD78K

Please type the text above:

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam